Bolso Cheio Com Você

Como montar uma carteira de investimentos lucrativa

Para ter uma carteira de investimentos lucrativa, existem alguns fatores que você precisa observar. Por esse motivo, neste post vou te dar algumas dicas.

Neste post você vai ver:

Carteira de investimentos, o que é?

É um conjunto de aplicações para obter rendimentos. Pode ser chamada de cesta ou portfólio.

Pode ser formada tanto por ativos de renda fixa(CDBs ou Títulos do Tesouro Direto, por exemplo), quanto por renda variável(ações e fundos de investimento, por exemplo). Além disso, a carteira deve ser exclusiva para cada investidor.

Então, vamos às dicas!

Conheça seus objetivos

O objetivo de sua carteira é atingir seus objetivos. Por esse motivo, seu primeiro passo tem que ser estabelecer esse objetivo. Só para exemplificar: você pode criar uma carteira para fazer uma viagem de final de ano, ou então preparar sua aposentadoria.

Como esse objetivos são tão distantes um do outro, a carteira para atingir cada um deles seria completamente diferente uma da outra.

Tenha prazos

Certamente, pelos exemplos anteriores, você percebeu que cada plano precisa de um prazo de investimento diferente. Por exemplo, para fazer uma viagem, você deve ter ativos de alta liquidez, que possam ser convertidos com rapidez. Além disso, você precisa ter reserva de emergência, ou seja precisa que seu investimento possa ser resgatado a qualquer momento.

Já no caso de investir para aposentadoria, não existe a necessidade de resgate instantâneo. Sendo assim, você pode conseguir um retorno melhor.

Por esse motivo, divida seus objetivos em curto, médio ou longo prazo. Dessa forma é mais fácil direcionar suas aplicações.

Normalmente, os prazos são definidos assim:

  • de 1 a 6 meses – curto prazo, geralmente quem investe assim tem experiência, informação e dedicação para aproveitar oportunidades.
  • de 6 meses a 5 anos – médio prazo, pessoas com algum dinheiro e procuram rendimento maior que a poupança.
  • acima de 5 anos – Longo prazo, investimento para o futuro.
Entenda seu perfil

Certamente, essa é uma das definições mais difíceis e importantes para ter uma carteira de investimentos lucrativa.

Contudo, seu perfil tem relação direta com o risco que você aceita correr. Entretanto, também contam outros motivos, como renda, valor que vai investir e, até mesmo, conhecimento sobre o mercado.

Sendo assim, a composição de seu portfólio está diretamente ligada ao seu perfil.

Agressivo: quer ter lucros acima da média. Sendo assim, aceita riscos. Em seu perfil se encaixam, ações, fundos imobiliários, moeda estrangeira, por exemplo.

Moderado: investidor que aceita risco médio. Com isso, ele entende que seu capital pode oscilar em curto prazo, porém a médio e longo prazo vai alcançar os objetivos. Sua carteira deve ter uma mistura de renda fixa e variável

Conservador: quer segurança. Por esse motivo, títulos como CDB ou LCI, além do tesouro direto são os preferidos. Não importa se não ganhar, só não pode perder.

Torne sua carteira de investimentos lucrativa diversificando

Mesmo sua carteira levando em conta seu, perfil, prazos e objetivos, ela ainda precisa ser diversificada. Dessa forma você diminui os riscos e melhora sua chance de ganhar.

No caso de algum investimento não estar indo bem, você tem outros para compensar. Ainda, essa estratégia vai te proteger de instabilidades que podem alcançar segmentos da economia de forma diferente.

Finalmente, você tem aqui alguma dicas para começar a investir. Mas, lembre-se que sua carteira não é fixa, deve mudar sempre que existir uma nova oportunidade, ou mesmo necessidade.

Artigos relacionados

Porque investir em Ouro?

O ouro, ao contrário de outros investimentos, consegue manter seu valor com o passar do tempo. Por esse motivo, é possível, inclusive passar esse investimento

Tudo que você precisa saber sobre FIIS

Atualmente, o mercado imobiliário é um dos melhores investimentos. Além de benefícios, tem a possibilidade de uma boa rentabilidade. Por isso, se você está interessado

Os segredos das criptomoedas

As criptomoedas estão crescendo no mercado, a mais famosas delas é o Bitcoin, porém existem outras tantas, e muitas que ainda vão surgir. No entanto,

Conheça os derivativos

Derivativos são instrumentos utilizados por investidores para protegerem suas operações e também para ter vantagem no mercado. Podemos dizer que trata-se de contratos futuros, que

Lives

Bolsa de Valores – Do pregão viva voz aos dias de hoje
Câmbio e suas estratégias
Descubra formas de rentabilizar o caixa da sua empresa
Investir em FIIs ou Imóveis ? Receba dividendos de todo o Brasil
Visão de Mercado com a Módulo Capital