Bolso Cheio Com Você

Conheça os derivativos

Derivativos são instrumentos utilizados por investidores para protegerem suas operações e também para ter vantagem no mercado. Podemos dizer que trata-se de contratos futuros, que permitem a movimentação de valores pequenos. Nessa postagem veremos como aproveitar os derivativos de forma mais lucrativa.

Nesse post você vai ver

  • O que são derivativos?
  • Quais os principais tipos de derivativos?
  • Qual a principal vantagem ao investir em derivativo.

Leia também: Entenda tudo sobre bitcoins

O que são derivativos?

De forma mais simples, derivativos são instrumentos financeiros que tem o valor derivado pelo preço de um ativo. Existem derivativos físicos como ouro, ou petróleo e financeiro como as ações na bolsa e a taxa de juros.

Por exemplo, quem negocia um derivativo do ouro, não está negociando o ouro em si, mas um contrato baseado no valor a vista.

Os derivativos costumam ser negociados sob a forma de contratos padronizados. Ou seja, todas as normas são previamente especificadas em mercados organizados. Para propiciar aos agentes econômicos oportunidades para a realização de operações para que sejam feitas de forma mais segura.

Quais os principais tipos de derivativos?

Existem diferentes tipos de derivativos e cada um vai servir para um objetivo, conforme veremos agora.

  • Contratos a termo
  • Contratos futuro
  • Swaps

Saiba mais: O QUE SÃO OPÇÕES?

Os quadro derivados que listamos acima são as principais tipos de contratos futuros.

Os contratos a termo tratam-se daquele tipo mais tradicional de contrato padronizado, para que não haja muitas surpresas entre as transações. Assim suas características são definidas previamente, tais como, prazos e formas de precificações.

Já os contratos futuros configuram-se como um compromisso assumido entre duas partes de comprar ou vender determinado ativo numa data determinada a um determinado preço. Dessa forma, através desse tipo de derivativo é possível que sejam negociados direitos futuros quando o mercado está em condições de incerteza.

Contudo, os Swaps representam um acordo entre duas partes. Pode ser entre empresas, dois investidores, uma empresa e um investidor, entre outros. O objetivo é trocarem entre si fluxos de caixa baseados em um valor de referência. Um prazo e outras condições e critérios preestabelecidos. O Contrato Swaps com valorizar ou não de acordo o que for estabelecido e com as condições do mercado.

Qual a principal vantagem ao investir em derivativo.

A principal vantagem dos aplicativos é proteger o patrimônio contra os riscos das oscilações de preço do mercado. Assim, vendedores e compradores poderiam programar os resultados e desembolsos com maior previsibilidade.

Outra vantagem é a contemplação de taxas de juros e câmbio, dessa forma é possível utilizar os derivativos na especulação e arbitragem para obter ganhas financeiros.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando a gente aqui no Blog e nas redes sociais, deixe sua dúvida nos comentários!

Nós do Bolso Cheio, desenvolvemos o curso Investidor Milionário, se você quiser saber mais sobre esse aprendizado, basta clicar aqui!

Artigos relacionados

Porque investir em Ouro?

O ouro, ao contrário de outros investimentos, consegue manter seu valor com o passar do tempo. Por esse motivo, é possível, inclusive passar esse investimento

Tudo que você precisa saber sobre FIIS

Atualmente, o mercado imobiliário é um dos melhores investimentos. Além de benefícios, tem a possibilidade de uma boa rentabilidade. Por isso, se você está interessado

Os segredos das criptomoedas

As criptomoedas estão crescendo no mercado, a mais famosas delas é o Bitcoin, porém existem outras tantas, e muitas que ainda vão surgir. No entanto,

Lives

Bolsa de Valores – Do pregão viva voz aos dias de hoje
Câmbio e suas estratégias
Descubra formas de rentabilizar o caixa da sua empresa
Investir em FIIs ou Imóveis ? Receba dividendos de todo o Brasil
Visão de Mercado com a Módulo Capital