Bolso Cheio Com Você

O que são opções?

O que são opções? Quando você pensa em investir novos termos aparecem e podem te deixar confuso e, até mesmo com vontade de desistir. Mas, quando você começa a pesquisar e entender um pouco pode perceber que não é tão complicado!

Por isso, neste post, vamos falar um pouco sobre opções.

O que são opções?

Instrumentos negociados no mercado financeiro. Opções representam um contrato, dando ao titular o direito de comprar ou vender um ativo por um valor determinado em uma data determinada no futuro. É um “derivativo”, sendo que seu preço deriva do preço do ativo a que ela está ligada.

No brasil o maior mercado e meias conhecido é o de opções de ações. Porém, existem outros. Como por exemplo: moedas, contratos futuros de juros, entre outros.

Como funciona o mercado?

Os negócios são feitos na Bolsa ou no mercado de balcão. Quando listadas em pregões, possuem características padronizadas e data de vencimento estipuladas pela Bolsa. Existem também contratos não padronizados, negociados no mercado de balcão. Nessa forma de negócio, quem define prazos, valores e necessidade de garantia são os compradores e vendedores. A B3 apenas garante que os acordos sejam cumpridos.

Alguns conceitos

Para entender como as opções são formadas e como podem servir de investimento, você precisa conhecer alguns conceitos. Alguns deles:

  • Ativo-objeto – é o bem, ou ativo que está sendo negociado. Por exemplo: Opções da Ibovespa, tem o índice de ações como ativo-objeto.
  • Titular – é quem compra a ação, com isso, o direito de comprar e vender o ativo-objeto
  • Lançador – quem vende, cedendo o direito ao titular de comprar ou vender o ativo-objeto.
  • Premio – o valor pago pelo titular, ou seja, premio é o preço pago para ter o direito de comprar ou vender o ativo-objeto
  • Call -são opções que dão direito ao titular de comprar o ativo-objeto por um preço pré-fixado na data do vencimento do contrato.
  • Put – direito de vender o objeto do contrato pelo preço em vigor na data do vencimento.
  • Strike – é a mesma coisa que preço de exercício. Representa o valor que o ativo-objeto poderia ser negociado no exercício da opção.
Vencimento

Também chamado de data do exercício. Ou seja, é o último dia para usar o direito de comprar ou vender o ativo-objeto. Depois disso, a opção perde a validade.

Só para ilustrar, quando você contrata o seguro do carro, você pode acionar até o vencimento da apólice. Entretanto, se não usar, o contrato acaba. Para continuar valendo, precisa fazer novo contrato. Com as opções é da mesma forma.

Para saber se deve ou não deixar a opção expirar, você precisa saber da situação do mercado do ativo-objeto no momento.

Como investir?

Existem alguns passo a seguir se você pretendo começar a fazer esse tipo de investimento.

São eles:

Escolha uma corretora

Abra uma conta em uma corretora. ela vai intermediar sua negociação com o mercado de opções. Para escolher sua corretora, em primeiro lugar, pesquise as taxas de negociação delas. Se essa taxa for alta, pode não valer a pena o negócio.

Defina as opções e estratégias que vai utilizar

Ou seja, saiba qual o seu objetivo. E, de acordo com ele, escolha como se posicionar antes de começar a investir. Em outras palavras, se você quer proteger sua carteira, sua operação será de uma forma. Por outro lado, se você pretende alavancar esses investimentos, vai operar de forma diferente.

Esteja sempre informado

Finalmente, acompanhe as noticias sobre o mercado. Normalmente, as corretoras tem relatórios, onde mostram as opções mais vantajosas em cada período, assem dão orientação ao investidores. Com base nessas informações você pode fazer as próprias negociações.

Riscos

Com toda a certeza, você sabe que a maioria dos investimentos tem algum risco sempre. Por esse motivo, antes de investir, estude, procure informação.

Seja como for, na hora de investir, você não deve se precipitar. Conheça seu perfil, conheça o mercado. E, acima de tudo, tenha bem claros seu prazos e objetivos. Para isso, o melhor é sempre ter uma ajuda especializada.

Tenha uma boa corretora e trace suas metas e quais riscos você pode correr de acordo com o seu perfil de investidor.

Faça bons negócios! E tenha ótimos rendimentos!

Artigos relacionados

Porque investir em Ouro?

O ouro, ao contrário de outros investimentos, consegue manter seu valor com o passar do tempo. Por esse motivo, é possível, inclusive passar esse investimento

Tudo que você precisa saber sobre FIIS

Atualmente, o mercado imobiliário é um dos melhores investimentos. Além de benefícios, tem a possibilidade de uma boa rentabilidade. Por isso, se você está interessado

Os segredos das criptomoedas

As criptomoedas estão crescendo no mercado, a mais famosas delas é o Bitcoin, porém existem outras tantas, e muitas que ainda vão surgir. No entanto,

Lives

Bolsa de Valores – Do pregão viva voz aos dias de hoje
Câmbio e suas estratégias
Descubra formas de rentabilizar o caixa da sua empresa
Investir em FIIs ou Imóveis ? Receba dividendos de todo o Brasil
Visão de Mercado com a Módulo Capital