Bolso Cheio Com Você

Tudo que você precisa saber sobre FIIS

Atualmente, o mercado imobiliário é um dos melhores investimentos. Além de benefícios, tem a possibilidade de uma boa rentabilidade. Por isso, se você está interessado em investir, deve conhecer os FIIs.

Neste post você vai ver:

O que é FII

Como funcionam os FIIs

Como estão classificados

Rentabilidade

Algumas vantagens desse investimento

Como investir

O que é FII

Ou seja, Fundo de Investimento Imobiliário, tipo de investimento no mercado imobiliário. Assim, uma instituição financeira monta um fundo e realiza a captação de recursos com a venda de cotas.

Esses fundos são divididos em partes de valores iguais. Quando o investidor compra a cota, passa a ser dono de uma parte do imóvel. Detalhe, esse tipo de investimento é livre de imposto de renda.

Como funcionam os FIIs

São gerenciados por alguém especializado. Autorizado a fazer estudo de mercado e patrimônio. Assim, está sempre buscando novas oportunidades, medindo resultados e fazendo mudanças para aumentar os lucros.

Sendo assim, a preferencia são imóveis comerciais, mais fáceis de alugar e rendem o necessário para justificar o investimento. Outra forma de obter lucro, é com a valorização dos imóveis. Para isso o gestor busca investir onde exista maior poder de valorização.

Outro modelo de FII, é formada por cotas liberadas a qualquer investidor que tenha conta em uma corretora. Tem negociação livre na Bolsa de Valores.

Dessa forma, o investidor compra um papel, recebendo rendimentos de acordo com suas cotas. É como a compra de títulos de renda fixa, relacionados ao setor imobiliário.

Como estão classificados

Existem dois tipos de de fundos imobiliários. Eles são:

Fundos de tijolo: possuem imóveis fixos. Ou seja, edifícios, hotéis, universidades e, até mesmo shoppings.

Fundos de papel: São aplicações destinadas ao setor de imóveis, como por exemplo a LCA, LCI, CRA e CRI.

Rentabilidade

A rentabilidade dos fundos imobiliários pode acontecer pela valorização das cotas e distribuição de rendimentos.

Funciona assim:

Distribuição dos lucros do fundo: renda mensal de aluguéis. O lucro vai para a corretora, que divide o valor entre os cotistas.

Valorização de cotas: Com a variação de mercado ou aumento de patrimônio as cotas se valorizam. Dessa maneira, vendendo as cotas a um preço maior você obtém lucro.

Algumas vantagens desse investimento

Apesar de ter riscos, como a maioria dos investimentos, os FIIs tem muitas vantagens. Só para exemplificar:

  • Ganhos mensais com baixo risco
  • Investimento com pouco dinheiro
  • Liquidez imediata
  • Ganhos com a valorização do imóvel
Como investir

É um investimento fácil de fazer. Contudo, você deve, em primeiro lugar, conhecer seu perfil de investidor e ter seu planejamento sempre em mente.

Com isso, você deve escolher uma corretora que ofereça esse tipo de investimento. Com a conta na corretora, escolha qual fundo te interessa e conheça os ativos desse fundo.

Dessa maneira, suas aplicações devem ser feitas com cuidado e levando em conta todos os indicadores. Para isso, busque sempre uma boa orientação para um melhor retorno de seus investimentos.

Certamente, você entendeu que os Fundos de Investimento Imobiliário, são opções que permitem grandes vantagens a médio e longo prazo. Sendo assim, as chances de retorno e geração de renda são muito reais.

Contudo, como qualquer outro investimento, deve ser feito com base em seu perfil de investidor e planejamento de metas. Para isso, procure sempre estar informado, atualizado sobre os mercados, e ter especialistas de confiança para te ajudar a escolher os melhores FIIs para você.

Artigos relacionados

Porque investir em Ouro?

O ouro, ao contrário de outros investimentos, consegue manter seu valor com o passar do tempo. Por esse motivo, é possível, inclusive passar esse investimento

Os segredos das criptomoedas

As criptomoedas estão crescendo no mercado, a mais famosas delas é o Bitcoin, porém existem outras tantas, e muitas que ainda vão surgir. No entanto,

Conheça os derivativos

Derivativos são instrumentos utilizados por investidores para protegerem suas operações e também para ter vantagem no mercado. Podemos dizer que trata-se de contratos futuros, que

Lives

Bolsa de Valores – Do pregão viva voz aos dias de hoje
Câmbio e suas estratégias
Descubra formas de rentabilizar o caixa da sua empresa
Investir em FIIs ou Imóveis ? Receba dividendos de todo o Brasil
Visão de Mercado com a Módulo Capital